22 de jan. de 2023

22.01.23 - Aniversário de 491 anos da Fundação da Vila de São Vicente


Felicito o povo Kalunga pelo seu 491° aniversário. Parabéns! 👏👏👏

Em homenagem a esta data comemorativa, venho descrever um pouco mais do local - que tb é conhecido como "Casa do Barão" - que escolhi para lançar o livro "Entre Tombos & Tubos":

👉 "Fundado em 05 de fevereiro de 1959, o IHGSV é uma confraria sem fins lucrativos, considerado de utilidade pública pela Lei nº 1.026/64, que visa o estudo, a divulgação e a promoção da História, Geografia, Ciências e Letras, presidido atualmente por Paulo Eduardo Costa.

As salas da Casa da Barão guardam um acervo permanente que constitui-se de exemplares da fauna nativa da região, esculturas, memorial da revolução de 1932, além dos artefatos e mobílias que pertenceram a família do barão alemão Von Pritzelwitz.

São 26 mil itens que pertencem ao acervo do Museu, algumas raríssimas, de incalculável valor histórico, como o crucifixo do século XVI, inúmeras amostras de pedras brasileiras, fósseis e peças do Mestre Vitalino, além de valiosa coleção numismática.

Além do Museu Histórico e Geral da Cidade, o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente abriga uma biblioteca, com um acervo de 36 mil volumes, o que inclui um livro de 1753, impresso ainda na prensa de Gutemberg, a primeira edição do Jornal O Estado de São Paulo e a publicação original da Lei Áurea.

A casa também abriga atividades teatrais e aulas de pintura, música, fotografia, culinária, desenho, yoga e muitas outras.

O IHGSV tem se destacado como um importante polo cultural da Baixada Santista, com apresentações semanais de corais, canto, teatro, grupos instrumentais e ópera, lançamentos de livros e vernissages de artistas nacionais e internacionais."

Fonte: https://revistanove.com.br/nossa-historia/casa-do-barao-sao-vicente/