3 de set. de 2009

Festival São Vicente Suprema de Surf 2009 promove ação ambiental

Banda de forró Falamansa investe no esporte em prol do meio ambiente

Entre os dias 04 a 06 de setembro, a praia do Itararé, em São Vicente, litoral sul de São Paulo, será palco do Festival São Vicente Suprema de Surf 2009. O evento reúne atletas de vários municípios e as vagas já estão praticamente preenchidas, encerrando as inscrições na quinta-feira (03/09). Estão em jogo as categorias Open, Feminino e Longboard. Para quem está iniciando no esporte, haverá também a categoria Escolinha, dividida em Pranchinha e Pranchão, tanto para Masculino como Feminino. Paralelo ao evento, será realizada uma apresentação da categoria Stand Up com prêmios para os participantes.

A sexta-feira, dia 4, será dedicada aos treinos livres e classificatórios da categoria Escolinha. Já durante a noite, a partir das 20 horas, atletas e organização participam do Simpósio Técnico na sede da Associação São Vicente de Surf (Rua Onze de Julho, 40 - fundos / 2º andar). Inédito na cidade, a iniciativa do Festival é ir além das competições. "Desejo que a participação dos atletas seja em clima de confraternização, visando o intercâmbio cultural entre surfistas de diferentes cidades. Vamos aproveitar e chamar atenção para a preservação da Baía de São Vicente", declara Daniks Fischer, organizador do evento.

O campeonato destaca a causa ambiental e, para reforçar esta proposta, convidou o grupo de forró Falamansa para participar. "Eu conheci o Alemão (percussionista do grupo) e como eles são surfistas, houve uma identificação, além de eu já ser fã deles há muito tempo", revela Daniks. Desde o verão de 2007, quando lançou o CD Segue a Vida, o grupo desenvolve uma campanha de conscientização ambiental. "Que juntos possamos ajudar outras pessoas e o meio ambiente. Como eles gostam de promover ações sociais e eu também, deu uma química boa", define o organizador.

Segundo o vocalista Tato, o Falamansa usa a banda como ferramenta de conscientização. Esta foi a idéia no lançamento do sexto CD Segue a Vida. "Usamos a própria divulgação do disco para conscientizar as pessoas. Gravamos um clipe no Rio Tietê, com informações sobre questões ambientais", comenta. O vocalista explica que o encarte dos discos da banda são feitos em papel reciclado e todo o cenário de show produzido com material reaproveitado como garrafas pet, tecidos e sobras de outros materiais. "Algumas das músicas também levam mensagens ambientais, bem como o figurino, desenvolvido especialmente para a banda, feitos com tecidos de pet", finaliza Tato.

As faixas Abençoe este planeta e Segue a vida divulgam e reforçam o cuidado que devemos ter com o meio ambiente. Outra ação promovida é a distribuição de sacolas plásticas 100% recicláveis, mais resistentes e utilizáveis. Até o momento, mais de 300 mil sacolinhas foram distribuídas no litoral do Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina. Tato comemora os resultados. "Temos um retorno bastante positivo das prefeituras, que comunicaram uma melhora significante do lixo nas praias, buscando até parcerias para esta distribuição", fala Tato. Serão distribuídas sacolas ao público no Festival São Vicente Suprema de Surf 2009.

O Festival São Vicente Suprema de Surf 2009 conta com a apresentação da Lines Surf Shop. Patrocínio: FISK (Inglês e Espanhol), Falamansa e Rubber Sticky. Co-patrocínio: HG Surfboards, Wave Attack, Paulo Dias Shaper, Classic Surfboards, Fluid Energy e Seam Surfboards. Apoio: Escola de Surf Daniks Fischer, Deputado Federal William Woo, Time, Mata Atlântica TV, Longssauros, Toads, Barriga Bowl, Pura Sedução, 3 Fins, Card Mania, InforMAR, Ideia FIX, DA FINZ, Scoppetta, Lines Surf Shop, Mercado Dia %, Sky Line, Lanchonete Parô Ficô e Fama Assessoria. Realização da Suprema, Federação Paulista de Surf, Associação São Vicente de Surf, Prefeitura de São Vicente e Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.

Por Marcos André Araújo


Cartaz do evento

Grupo Falamansa