25 de nov. de 2011

ASVS participa de ação ambiental durante Caminhada Ecológica na trilha de Itaquitanduva


Fotógrafa colaboradora: Vania Delpoio

Um passeio ecológico, educacional, no meio da Mata Atlântica, com direito a aulas de surf com surfistas experientes. Este foi o programa realizado no sábado, 19 de novembro, com cerca de 80 aventureiros num "paraíso" do Litoral Sul de São Paulo, a Praia de Itaquitanduva, em São Vicente, Baixada Santista.

Intitulada de Caminhada Ecológica, o evento foi organizado pelo Grupo Ecovias, em parceria com a Associação São Vicente de Surf, Associação Suprema, e apoio da Direção do Parque Estadual Xixová-Japuí (PEXJ), por meio da Fundação Florestal, com o propósito de conscientizar, ainda mais, a proteção e manutenção da área.

A proposta dos organizadores era fazer com que os trabalhadores da empresa e seus familiares tivessem uma manhã agradável, no contato com a natureza, e revelar o potencial ecoturístico desta reserva da Baixada Santista, além de mostrar que o meio ambiente merece ser assistido.

"Só estando entre a natureza que percebemos o quanto precisamos dela para sobreviver e viver com qualidade", disse Daniks Fischer, um dos monitores do passeio. Fischer, que além de presidir a ASVS, representa a Associação Suprema no Conselho Consultivo do PEXJ.

Logo de chegada, no início da trilha, os participantes foram recebidos com um delicioso café da manhã, kits de lanches e camisetas. Após a caminhada pelo morro que leva à Praia de Itaquitanduva, parte do grupo recebeu aulas gratuitas de surf, ministradas pelo vice-campeão open de surf vicentino, Cleiton Zanquetta, e Daniks Fischer.

Uma responsabilidade socioambiental também foi realizada no local. Durante a semana que precedeu o evento, os organizadores da Caminhada Ecológica foram até a trilha e afixaram mais avisos de conscientização e atenção, corrimões de madeira à pinho e corda cizal, que beneficiará a comunidade local e trilheiros.

Uso Público – Vale lembrar, que durante décadas foi aguardado a aprovação do Plano de Manejo do PEXJ, que somente este ano, sob administração da atual direção, as medidas para exploração turistica foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). E, por este motivo, as trilhas ainda não tinham sido e, não estão ainda, adequadas para receber a visitação de grande público, mas apenas com o monitoramento dos funcionários do Parque.

Charles Roberto
Jornalista - MTB: 47849
MSN: charlesroberto@live.com
Twitter: @charlesrobertos / @Inner_Sport
Facebook: Charles Roberto / InnerSport
Cel: (11) 9356-1376
InnerSport




















Barriga Bowl Surf Clube promove festival de longboard em parceria com a ASVS

No próximo sábado, dia 26, em São Vicente, na Baixada Santista/SP, em frente a Pedra da Feiticeira vai rolar muito surf com a realização do Barriga Bowl Longboard Surf Festival 2011.

Aberto para longboarders de todas as idades, principalmente aos veteranos, são aguardados grandes expoentes das antigas nesta competição.

Ainda há vagas aos interessados, que podem entrar em contato por meio do fone (13) 9733-3680. O evento é organizado pelo Surf Clube Barriga Bowl.

O campeonato é homolagado pela Associação de Surf de São Vicente - ASVS, que dará o suporte técnico ao evento.

Associação São Vicente de Surf
Charles Roberto
asvsassessoria@gmail.com
Jornalista - MTB: 47849
Cel: (11) 9356-1376 / (13) 7803-7685


Cartaz do evento