22 de mar. de 2010

Dia Mundial da Água: Reflita!

ABIDJAN (Reuters) - A população mundial está poluindo os rios e oceanos com o despejo de milhões de toneladas de resíduos sólidos por dia, envenenando a vida marinha e espalhando doenças que matam milhões de crianças todo ano, disse a ONU nesta segunda-feira.

"A quantidade de água suja significa que mais pessoas morrem hoje por causa da água poluída e contaminada do que por todas as formas de violência, inclusive as guerras", disse o Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês).

Em um relatório intitulado "Água Doente", lançado para o Dia Mundial da Água nesta segunda-feira, o Unep afirmou que dois milhões de toneladas de resíduos, que contaminam cerca de dois bilhões de toneladas de água diariamente, causaram gigantescas "zonas mortas", sufocando recifes de corais e peixes.

O resíduo é composto principalmente de esgoto, poluição industrial e pesticidas agrícolas e resíduos animais.

Segundo o relatório, a falta de água limpa mata 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos de idade anualmente. Grande parte do despejo de resíduos acontece nos países em desenvolvimento, que lançam 90 por cento da água de esgoto sem tratamento.

A diarréia, principalmente causada pela água suja, mata cerca de 2,2 milhões de pessoas ao ano, segundo o relatório, e "mais de metade dos leitos de hospital no mundo é ocupada por pessoas com doenças ligadas à água contaminada."

O relatório recomenda sistemas de reciclagem de água e projetos multimilionários para o tratamento de esgoto.

Também sugere a proteção de áreas de terras úmidas, que agem como processadores naturais do esgoto, e o uso de dejetos animais como fertilizantes.

"Se o mundo pretende... sobreviver em um planeta de seis bilhões de pessoas, caminhando para mais de nove bilhões até 2050, precisamos nos tornar mais inteligentes sobre a administração de água de esgoto", disse o diretor da Unep, Achim Steiner. "O esgoto está literalmente matando pessoas."

Texto fonte:

Reuters/Brasil Online
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/03/22/onu-agua-poluida-mata-mais-que-violencia-no-mundo-916134995.asp

Água: nosso maior bem natural!

Daniks Fischer faz podium e vicentinos são destaque em prova de remada na Represa de Guarapiranga

Os remadores vicentinos deram um show ontem (21) no 1º Encontro de Stand Up Paddle (SUP) da Represa de Guarapiranga, em Diadema (SP). Com ótimo clima de confraternização, o evento teve a participação de atletas de várias cidades do estado e também do Rio de Janeiro.

A disputa, com cerca de 50 inscritos, teve três circuitos de remada: uma de 6 km (modalidade Short Course – ranking Feminino e Masculino), outra de 12 km (Full Course – apenas ranking Masculino) e uma de 100 m (categoria Kids).
São Vicente – Muito bem representada, a Celula Matter da Nacionalidade levou dois dos quatro títulos disputados para casa: Milena Amaral (Feminino) e Guilherme Cunha (Kids). Entre os finalistas vicentinos, destaque ainda para Theo Viana (2º lugar Kids), Rochele Gachido (3º lugar Feminino) e DANIKS FISCHER (3º Masculino Full Course).

Durante o encontro houve muita troca de informação com os novos modelos de pranchas de travessia, a realização de sorteio de produtos da linha SUP e churrasco de confraternização.

Por Assessoria Daniks Fischer


Resultados Finais

Ranking FULL CORSE


1o. ALESSANDRO MATERO
2o. CLAUDIO CHAIN
3o. DANIKS FISCHER


Ranking SHORT COURSE


1o. MARCELO LINS
2o. ALEXANDRE LEVORIN
3o. LUIZ GUIDA

Ranking FEMININO

1o. MILENA AMARAL
2o. FERNANDA DAICHTMAN
3o. ROCHELLE GACHIDO

Ranking KIDS

1o. GUILHERME CUNHA
2o. THEO VIANA
3o. CAROLINE LIMA

Momento da largada

Podium Full Course

Podium Feminino

Podium Short Course

Daniks e seu remo

O shaper Delton Menezes foi contemplado no sorteio de um colete da Truzz

A galera reunida

Estrutura do evento

Churrasco ao término das atividades