30 de ago. de 2009

Reunião deicidirá trecho final da nova ciclovia de São Vicente

A reunião em caráter de Audiência Pública será nesta próxima quarta-feira, no colégio Martim Afonso, na rua José Bonifácio 102, às 19 h.

Em nome da Associação Suprema, a qual entramos oficialmente com um pedido de nulidade da construção da ciclofaixa na Onze de Junho, quero dizer que somos a favor do desenvolvimento e da sustentabilidade ambiental, somos favoráveis à construção não de uma ciclofaixa, mas sim, de várias no município e, jamais iríamos contra os nossos princípios e nem contra o sonho dos ciclistas, que é terem ciclovias próprias.
A opção de ciclofaixa no meio da Av. Presidente Wilson é mais viável porque a avenida é a mais larga e já é considerada um grande corredor viário.
Há de se destacar, que seja aonde for sinalizada a ciclofaixa, haverá necessidade de se criar forte campanha de educação, sobretudo aos ciclistas, já que geralmente não respeitam os faróis e cruzamentos, achando-se sempre donos das ruas e, muitas vezes, das calçadas.
Entretanto, seja qual for o resultado dessa audiência, o mais importante é que estamos discutindo dentro de um clima democrático o que será melhor para todos. O que não fôra feito antes. Por isso respeitaremos o resultado.
Mas se for decidido que a Onze de Junho receberá a ciclofaixa, sugeriria que fosse repensado o sistema, com a criação de períodos restritivos, com a fixação de placas, permitindo o estacionamento de veículos em certos horários da semana e o uso da ciclovia por parte do ciclistas somente em horários de pico.
Assim finalizo e reforço, deixando claro que, somos contra a colocação da ciclofaixa na Onze de Junho, mas a favor do desenvolvimento sustentável, propondo desta feita, a criação de diversas outras ciclofaixas no município.

Daniks Fischer (Presidente da Associação Suprema)