15 de jul. de 2013

Operação Forte do Presépio promove ação de conscientização ambiental em região Amazônica

As atividades do Projeto Rondon foram desenvolvidas pelas universidades UFCG e Unisanta

Por Daniks Fischer


Depois de passar o sábado (13/07) realizando o Mutirão da Saúde, no município de Colares/PA, em um ônibus estacionado no Centro da Cidade, as equipes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Paraíba, e da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos/SP, resolveram nesse domingo, dia 14, “bater as pernas” e saíram em caminhada no Mutirão do Meio Ambiente.


A ação de conscientização ambiental faz parte do Projeto Rondon, Operação Forte do Presépio, do Ministério da Defesa, que tem como objetivo dar oportunidade aos universitários de diversas faculdades do país para exercitarem os conhecimentos acadêmicos, indo a campo voluntariamente promover a cidadania junto aos municípios que tenham baixo índice de IDH, nos estados do Pará e também do Maranhão.



O Mutirão do Meio Ambiente foi uma iniciativa que deu certo. Durante o percurso, a população era convidada a participar, seja pelos acadêmicos, seja pelo carro de som que acompanhava a caminhada e ajudava na animação do evento, com muita música e descontração. Além disso, os munícipes e turistas recebiam informações constantemente acerca da importância da preservação ambiental.


O “feedback” dos moradores era automático. Muitos aplaudiam a atividade, alguns assistiam de suas casas e outros passavam a seguir o mutirão.



Várias crianças compareceram à concentração desde cedo na E.M. Balãozinho Vermelho, ocasião que aproveitaram para pegar os cartazes que prepararam durante as aulas das oficinas culturais que aconteceram na escola durante a semana.


A moradora Marta Mendonça, estudante, 19 anos, apoiou a ideia e fez questão de ressaltar o quão importante é este mutirão à sua cidade. “É muito bom ver as crianças participando, elas são o nosso futuro. Além disso, o município ganha experiência, pois faz a gente dar mais valor onde vivemos e isso só aumenta nosso amor por Colares”.



Após atravessar as ruas da comunidade, as equipes do Projeto Rondon passaram a recolher resíduos poluentes da orla da Praia do Rosário, de modo a chamar a atenção também dos turistas, vez que Colares é uma cidade com muitas belezas naturais, tendo uma extensa área de mangue e mata ciliar.


No momento em que o grupo parou para se refrescar no carro de apoio, cedido pela prefeitura local, a assistente social Ana Cleide, 47 anos, que estava ali visitando sua mãe, disse ter sido uma rondonista há muitos anos, e ficou admirada por ver tanto comprometimento da equipe.


“Vejo vocês bem organizados, vocês estão de parabéns! Isso me fez lembrar quando fui rondonista há alguns anos. Vou acompanhar vocês no trajeto, a cidade estava precisando de uma ação como essa”. Com os olhos brilhando, a assistente social ainda ressalta que o bom do Projeto Rondon é ver essa preocupação com os estudantes universitários transportando-os dos bancos teóricos à vida prática. “É tudo maravilhoso”, finaliza Ana.


De fato, o relato da paraense vem ao encontro com o que foi planejado. Afinal, assim como foi no dia anterior, que a Unisanta coordenou os trabalhos do Mutirão da Saúde, sob responsabilidade do Professor e Coordenador Daniel Siquieroli, nesse domingo foi a vez da UFCG, que teve de cuidar da logística do Mutirão do Meio Ambiente.


Tal organização envolveu desde a prévia comunicação com a Prefeitura, Polícia Militar e Exército Brasileiro (2⁰ BIS), como também a formação de subgrupos temáticos, tais como divulgação, animação, apoio, som e imprensa.


Para finalizar os trabalhos, ao entardecer, as equipes da UFCG e Unisanta seguiram à praça localizada em frente da sede da Câmara Municipal e fizeram o plantio de uma muda de árvore, deixando registrado a passagem do Projeto Rondon no município de Colares. Segundo a coordenadora da UFCG, Professora Conceição Miranda, os objetivos do Mutirão foram atingidos.


“A operação ambiental foi um sucesso, agora é dar continuidade nas demais atividades, pois temos mais uma semana para trabalhar. Ficamos muito contente por termos informado o público sobre a preservação ambiental, além, é claro, de termos arrecadados cerca de 1,5 toneladas de resíduos poluentes”, conclui Conceição.

SUBGRUPO DE DIVULGAÇÃO (IMPRENSA)

Daniks Fischer

Marília Muniz e Raphael Rio

Lívia Duarte

Agradecimento especial: Marília Muniz (por ter registrado os momentos que eu ficava fazendo as fotos dos outros integrantes).

FOTOS EXTRAS