15 de dez. de 2009

Copa Colegial Suprema de Surf Vicentino define seus primeiros campeões

Em boas ondas, quatro categorias entraram no mar unindo surf com estudos

Encerrou neste domingo, 13 de dezembro, a 1ª Copa Colegial Suprema de Surf Vicentino. A Praia do Itararé, em São Vicente (SP), foi palco das disputas em quatro categorias para atletas de até 18 anos e regularmente matriculados em instituições de ensino públicas e particulares de São Vicente. Apesar do tempo chuvoso, as ondas apareceram e foram aumentando de tamanho no decorrer do dia. Melhor para os quatro campeões que estrearam o ranking da competição que combina estudos com o esporte.

Na categoria Feminina, Julia Santos, da Escola Ordem e Progresso, foi a vencedora. Marco Aurélio, aluno da EMEF Prof. Lúcio Martins Rodrigues, foi o campeão na Iniciante (para atletas de até 14 anos). Na Mirim (até 16 anos), Mauri Amaro levou o título para a EE Margarida Pinho Rodrigues e na Junior (até 18 anos), Evandro Lima, da EE Zulmira de Almeida Lambert, mostrou porque é campeão vicentino em várias categorias.

Na primeira disputa do dia, duas meninas caíram no mar. Bianca Fernandes, do Colégio Itá, não conseguiu superar Julia Santos. Para a campeã, a competição valeu a pena mesmo não tendo muita competidora. "São poucas meninas que surfam em São Vicente, mesmo assim foi legal", disse ela que este ano também foi revelação no Circuito A Tribuna de Surf Colegial.

Já entre a Iniciante, outra revelação do A Tribuna confirmou que nasceu para as ondas. Com apenas três anos de surf dos seus 13 de vida, Marco Aurélio é um fenômeno quando está em cima de uma prancha. Ele competiu ao lado de Gustavo Silva, da Zulmira Lambert, Igor Cavalcante, da EMEF Prefeito Antonio Fernando dos Reis, e Luan Rosa, do Colégio Nascimento.

Aurélio, aluno da sexta série do Ensino Fundamental, fez a maior somatória das baterias finais, somou 14,50 de 20 pontos possíveis, e apresentou um surf maduro e agressivo, apesar do pouco tempo no esporte. Ao sair do mar, ele disse: "Acho muito legal competir".

Ele também vibrou na categoria Mirim. Afinal, seu irmão, Mauri Amaro, estava disputando pela primeira vez um campeonato e como ele, mandou bem nas ondas. Aos 15 anos, Mauri foi influenciado pelo caçula. "Surfo há dois anos e meio, meu irmão começou primeiro". Animado e feliz com o resultado, ele gostou da iniciativa do evento. "É um incentivo para estudar".

Quem ficou precisando de poucos pontos para superar o Mauri, foi Ricardo Lima, da EE Professor José Nigro, vice-campeão do campeonato. Em terceiro lugar ficou Daher Cristian, aluno da EE Martim Afonso, seguido por Artur Carvalho, que estuda na Zulmira Lambert.

Na última decisão do dia, a briga foi acirrada entre Evandro Lima, Maxswell Ribeiro e Adriano Maciel. Lima começou muito bem em uma esquerda mandando duas rasgadas com pressão e depois um floater animal, porém, nada estava valendo. Já na sua segunda onda, ele encontrou uma direita e dessa vez marcou 7 pontos, fechando a conta com uma outra onda de 6,33 para ser campeão na Junior.

Maxswell, aluno da EE Martim Afonso e dono da maior nota de toda a competição (9,17) também surfou bem e chegou a receber 7,50 pontos em sua terceira onda, mas não foi suficiente para superar Lima, ficando na segunda colocação. Adriano Maciel, colega de escola do Evandro, foi o terceiro melhor. Luan Rosa, que competiu duas categorias, foi o quarto na Junior e vice-campeão na Iniciante.

Evandro, que está de viagem marcada para o Hawaii, comemorou mais um título e a proposta do campeonato. "É muito legal para incentivar a molecada que está estudando e também quem está começando no surf". Sobre a viagem, a ansiedade está tomando conta dele. "Vou para o Hawaii com Daniks em janeiro e estou muito ansioso pra ver "qual que é". É a minha primeira viagem pra fora e logo para o Hawaii. É chegar lá e colocar pra baixo nas ondas", prometeu.

Todos os campeões participaram do concurso de redação sobre o tema: Surf e Meio Ambiente. Para eles, a praia é a casa dos surfistas e por esta razão, devem ser os primeiros a cuidarem de sua limpeza, mantendo-a sempre limpa. Mauri Amaro, campeão Mirim, compartilhou a sua opinião e fez uma alerta. "O surfista tem que valorizar mais a praia". Os três melhores colocados receberão troféus. Já a melhor redação da rede pública e particular ganhará uma prancha de surf.

Para Daniks Fischer, idealizador e organizador do evento, o saldo foi positivo. "Até agora não teve o circuito vicentino, então o campeonato foi um bom treino para essa garotada. E pela primeira vez, a cidade formou um ranking municipal de surf colegial". Na entrega da premiação, o vereador da cidade Caio França participou da entrega de premiação e se colocou a disposição para ajudar o esporte.

Daniks Fischer também agradeceu todos seus parceiros, em especial ao deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa. Ele disse também que até sexta-feira, próximo dia 18, será anunciado o ranking da cidade e os vencedores do concurso. "Os resultados saem na sexta e iremos definir o local com a secretaria de Educação para a entrega dos prêmios". Além das pranchas, a escola pública e particular melhor colocada no ranking receberão uma impressora multifuncional.

A 1ª Copa Colegial Suprema de Surf Vicentino contou com a apresentação da Flood Surf. Patrocínio: Lines Surf Shop. Co-patrocínio: FISK (Inglês e Espanhol), Rubber Sticky, Falamansa e Art in Glass. Apoio: Escola de Surf Daniks Fischer, William Woo, Paulo Alexandre Barbosa, Time Eventos, Lanchonete Parô Ficô, Toads, Mercado Dia %, HG Surfboards, Wave Attack, Classic Longboards, SP Foam, Fluid Energy, Seam Surfboards, Riptide, Paulo Dias, Mata Atlântica TV, Pura Sedução, 3 Fins, InforMAR, Ideia Fix, Da Finz, Scoppetta, Ong A História Continua, Toledo Aragão Contabilidade, CMDCA, Lima Imóveis e Ação Vídeo Locadora. Divulgação: Fama Assessoria. Realização: Associação Suprema, Federação Paulista de Surf, Associação São Vicente de Surf, Prefeitura de São Vicente e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.

Texto: Marcos André Araújo
Fotos: Roberto Grandini

Resultados

Junior

1 - Evandro Lima
2 - Maxswell Ribeiro
3 - Adriano Maciel
4 - Luan Rosa
5 - Kaique Almeida
5 - Renan Mariquetti

Mirim
1 - Mauri Amaro
2 - Ricardo Lima
3 - Daher Cristian
4 - Artur Carvalho
5 - Rodrigo Brito
5 - Marlon Lima

Iniciante
1 - Marco Aurélio
2 - Luan Rosa
3 - Gustavo Silva
4 - Igor Cavalcante
5 - Ricardo Gachido
5 - André Mendes

Feminina
1 - Julia Santos
2 - Bianca Fernandes

Expression Session
1 - Evandro Lima
2 - Maxswell

Evandro Lima em ação

Podium Iniciante

Podium Mirim

Vereador Caio França entregando o prêmio na categoria Feminino

Estrutura da Copa Colegial