11 de dez. de 2009

Aluno campeão participa da Copa Colegial Suprema de Surf Vicentino

Com vários títulos na cidade, Evandro Lima é destaque na competição que acontece neste fim de semana

A Praia do Itararé, em São Vicente (SP), recebe neste final de semana, dias 12 e 13 de dezembro, a 1ª Copa Colegial Suprema de Surf Vicentino. Homologado pela Federação Paulista de Surf e pela Associação São Vicente de Surf, o evento será realizado em frente à Escola de Surf Daniks Fischer e é aberto para alunos regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou particulares de São Vicente. As categorias em jogo são: Junior, Mirim, Iniciante e Feminino.

Entre os inscritos na competição está Evandro Lima. Aos 17 anos, sendo seis em cima da prancha, Lima está se destacando nas competições. Só no circuito vicentino garantiu título em todas as categorias. Foi campeão Estreante (04), Iniciante (06), Mirim (07/08) e Junior (08). Como reconhecimento, ganhou o cartaz do campeonato e ele agradece. "Foi muito legal e importante, pois está divulgando o meu surf. É sinal do meu progresso como competidor e surfista".

Aluno do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Zulmira de Almeida Lambert, ele garante que, além das ondas, é bom também em matemática. "Tirei 9 na prova no terceiro bimestre", revela. E para conciliar os estudos com o esporte, Evandro diz que é simples. "No meu caso é fácil, porque estudo de noite e tenho o dia livre para praticar o surf e fazer as lições de casa".

No entanto, sua rotina é metódica para alcançar seus objetivos. "Costumo surfar de manhã e quando o mar está bom, no final de tarde. No intervalo do almoço e no final de tarde sem ondas faço as minhas lições e a noite vou para a escola". Evandro Lima também conta com a ajuda de aparelhos. "Quando não tem onda, vou treinar na academia Condomínio do Fitness, que me apóia. Procuro surfar também no Guarujá".

Surfista vicentino, ele se orgulha de vestir a camisa da cidade. "São Vicente faz parte da história do surf brasileiro e sempre teve grandes surfistas que representaram a cidade, como Orelhinha e Nino, além dos big riders Lucinei Mallas e Daniks Fischer, Meinha, entre outros. Eu tenho o privilegio de conviver com esses três últimos", conta ele que fará a sua primeira temporada no Hawaii.

Ao falar das ondas, ele dá a dica. "É muito bom, as ondas do Itararé são ideais para a iniciação. Já Itaquitanduva, uma praia na reserva ambiental do Parque Estadual Xixová-Japuí, tem ondas mais fortes e cavadas que ajuda a melhorar sua performance, além da Porta do Sol com excelentes ondas mas só quebram com uma combinação de swell e correntes". Para o próximo ano, Evandro está com planos de se profissionalizar.

Atrações - A 1ª Copa Colegial Suprema de Surf Vicentino promoverá outras atrações além das disputas nas ondas. Uma delas é o concurso que irá premiar as melhores redações com o tema: Surf e Meio Ambiente. Participam somente os alunos inscritos na competição e os três melhores colocados receberão troféus. Já a melhor redação da rede pública ganhará uma prancha de surf.

As meninas também terão a chance de participar do evento. Para delírio da garotada, o desfile da Garota Colegial Pura Sedução acontece no domingo. Aberto para meninas matriculadas na rede de ensino vicentino, as candidatas serão pré-selecionadas para atender o número de vagas disponíveis no total de 10. As três primeiras colocadas ganham kits da Pura Sedução. As regras do desfile e do evento podem ser conferidas no site www.suprema.org.br.

A competição formará um ranking oficial de surf escolar da cidade e as escolas que ficarem em primeiro lugar, tanto da rede pública quanto da rede particular ganharão uma máquina multifuncional como prêmio especial. Para o organizador e idealizador do evento, Daniks Fischer, a Copa vai além de um campeonato. "O torneio visa uma maior integração entre os surfistas das diversas escolas de São Vicente, além de fortalecer a aliança entre esporte e educação", comenta Fischer, presidente da Suprema. Os quatro finalistas de cada categoria ganham kits normal de premiação e troféus personalizados.

A 1ª Copa Colegial Suprema de Surf Vicentino conta com a apresentação da Flood Surf. Patrocínio: Lines Surf Shop. Co-patrocínio: FISK (Inglês e Espanhol), Rubber Sticky, Falamansa e Art in Glass. Apoio: Escola de Surf Daniks Fischer, William Woo, Paulo Alexandre Barbosa, Time Eventos, Lanchonete Parô Ficô, Toads, Mercado Dia %, HG Surfboards, Wave Attack, Classic Longboards, SP Foam, Fluid Energy, Seam Surfboards, Riptide, Paulo Dias, Mata Atlântica TV, Pura Sedução, 3 Fins, Form Models, InforMAR, Ideia Fix, Da Finz, Scoppetta, Ong A História Continua, Toledo Aragão Contabilidade, CMDCA, Lima Imóveis e Ação Vídeo Locadora. Divulgação: Fama Assessoria. Realização: Associação Suprema, Federação Paulista de Surf, Associação São Vicente de Surf, Prefeitura de São Vicente e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.

Texto: Marcos André Araújo

Evandro em ação