16 de set. de 2009

Divino Espírito Santo

O litoral do Espírito Santo oferece condições para o surf que nem as praias do arquipélago havaiano. Os coqueiros enfeitam a orla e as boas bancadas geralmente quebram em formato de point breaks com canais bem longe da costa.
Foi neste cenário, que no início desta década, eu e o big rider Romeu Bruno fomos promover um curso de tow-in no litoral capixaba. Nomes como Nelson Ferreira e Nenelson Perini chegaram a participar. De lá para cá, os participantes do curso não investiram realmente na prática da modalidade, o que resultou numa defasagem das técnicas aprendidas.
Pensando em recuperar o atraso, o experiente surfista Fábio Borgo manifestou o interesse de realizar uma recapacitação técnica e me convidou a passar o último fim de semana com ele e seu novo parceiro de tow-in, o ex-competidor profissional Hugo Caiado, que chegou a ser vice-campeão do Op Pro da Barra da Tijuca nos anos 80, na categoria longboard.
Agora com equipamento completo, os dois resolveram investir todas as suas energias na prática do tow-in. No sábado puxamos na Praia Mole, e no domingo logo pela madruga, fomos conferir o swell de dois metros na famosa Praia de Regência, local que quebra esquerdas intermináveis e se parecem muito com a Indonésia.
Ao chegar lá, fiquei impressionado com o potencial do lugar tanto para surfar quanto para poder curtir um relax com a família e amigos. O astral da vila de pescadores é sensacional. No mesmo dia estava rolando o surf treino da recém criada Associação de Surf de Linhares (ASL).
Assim que terminou o evento partimos para a session. Foram momentos de muito prazer com estilingadas internacionais e os dois surfistas mostraram estar preparados para darem seqüência na reintrodução do tow-in no litoral capixaba.
Agradeço muito a Fábio Borgo pelo convite e pela hospitalidade de Hugo Caiado e sua família em sua casa. Foi um fim de semana divino no Espírito Santo.

Texto e fotos: Daniks Fischer

Veja parte do email do Hugo Caiado a Daniks após a viagem:

Caro Daniks,

Mais que um prazer, é sempre uma honra recebê-lo, fique sempre a vontade, as casas são suas, quando e na hora que desejar voltar e quem sabe trazer a esposa.
Então.... mesmo que brincando, a relação de mestre existe e levamos a sério na medida que conhecimentos importantíssimos e vitais são transmitidos, é nossa brincadeira, mas é seria, muito séria, perigosa, cara e com muito risco real e a certeza que temos disso tudo é que nos motivou e motiva a buscar conhecimento; aprendemos muito, muito mesmo...


Valeu Hugo, muito obrigado pelas palavras! Passar o fim de semana com você, sua família e o Fabinho foi muito agradável, aloha!
Daniks

Campeonato da ASL

Cutback do Hugo

Daniks em Regência

Fábio Borgo

Fábio, Daniks e Hugo

Hugo, Daniks e Fábio

Hugo na onda e Daniks no jet

Daniks pilotando o Seadoo GTI 130

Associação Suprema participa de Congresso de Surf em São Paulo

Começa hoje e vai até sexta-feira o 6º Congresso Brasileiro de Surf, que discutirá temas diversos do surf no Brasil e no mundo.
Com o tema responsabilidade social, o surfista profissional e presidente da Associação Suprema, Daniks Fischer, estará participando na Mesa Redonda das 21 às 22h de hoje juntamente com outras lideranças do surf social do estado de São Paulo.

Texto: Assessoria Suprema

Cartaz do Congresso